Bem-vindos a este Blog.
Devo desde já informar que nada do que for dito aqui será interessante, educacional ou comprovado pela realidade em que vivemos. Posso apenas garantir que abordará temas desde o humor em Portugal à carreira do Nelo Monteiro (mesmo sendo estes temas um pouco redundantes).
Quanto à escolha do nome:
A expressão "isto (não) é o da Joana" é usualmente utilizada quando se quer referir a algo que é uma grande confusão, exagero, ou abuso. Um exemplo prático: se alguém perguntar "Tens uma caneta?", a outra pessoa, mostrando toda a delicadeza e educação do seu carácter, pode responder negativamente com um sonoro "Deves pensar que isto é o da Joana, não?!".
Desconheço a origem desta expressão. Apenas posso supor que tenha surgido devido à proliferação do nome Joana em Portugal. Um equivalente ao Zé-povinho, mas no feminino.
Pessoalmente, esta expressão irrita-me. Mais ainda do que "Não tem os cinco bem aferidos", "Já não morremos hoje nem casamos amanhã." ou mesmo o clássico "Quer meter o Rossio na Betesga.". Apenas peço às pessoas que utilizam esta expressão regularmente que tenham mais respeito pelo nome que me foi dado à nascença e pelas outras 5.090.325 Joanas que existem por esse Portugal fora e partilham este sentimento comigo.
Até porque este Blog...é mesmo o da Joana.
É de bom tom realmente ser o da Joana e não, o "não é o da Joana".
ResponderEliminarContinua assim a ser a Joana, visto que não podes ser outra qualquer,ou podes? Ou não podes?
Pois...ser Joana não parece tarefa fácil, mas acredita que tb ñ é fácil para quem tem varias Joanas na agenda telefónica...:P
ResponderEliminaraha! eu uso outra versão - "isto não é o cabaret da coxa" - pelo que sempre respeitei o teu nome :)
ResponderEliminarJoanas ao poder!!
ResponderEliminarRespeitem o nosso nome!!!
Hehehe,por acaso até gosto mesmo do meu nome...