sexta-feira, março 04, 2005

Clichés

E eu ainda vou nesta. Ontem, os meus amigos convenceram-me a ir ver um filme de terror, "Saw" ou em português "Saw-Enigma Mortal". Não sendo eu uma apreciadora de filmes de terror, fiquei um pouco apreensiva quanto a ir ver o filme, mas lá fui. O filme é mau. Mas quem sou eu para dar uma opinião, ainda que o filme seja MESMO muito mau.

Mas o que interessa é que eu tive a oportunidade de confirmar umas coisas quanto a thrillers ou filmes de terror (ou comédia, o que nalguns casos vai dar ao mesmo):

Ponto 1: O assassino é:

a) A personagem que aparece menos tempo no ecrã. Se acontecer um empate entre duas personagens, isso significa que são ambas as causadoras das mortes ocorridas no filme.

b) Um dos membros do grupo das personagens principais. Normalmente, existe sempre um grupo de personagens que pode variar de três a oito pessoas. 80% do grupo está destinado a morrer. Entre os restantes 20% está o assassino.

c) A pessoa mais desprezada por todos a quem ninguém reconhece o seu devido valor. Pode ser desde o acamado ao contínuo do hospital, passando pelo primo da mãe do namorado da amiga da personagem principal.

d) Todas as alíneas anteriores.

Ponto 2: O modo:

a) O assassino não dá simplesmente um tiro ou uma facada para matar alguém. É necessária toda uma arquitectação de um plano brilhante para o fazer. Nomeadamente horas e horas de tortura e tormento para a vítima (e para o espectador) que muitas das vezes acabam com um simples tiro (na vítima, obviamente. Não no espectador.)

b) Regra geral, o assassino conta sempre os seus planos à sua última vítima antes de a matar, muitas vezes recorrendo a flashbacks, o que faz com a vítima tenha tempo para se libertar das cordas ou chegar a um objecto duro e cortante e salvar-se.

Ponto 3: O motivo:

a) Vingança pessoal, isto é, as personagens principais fizeram algo que despertou o instinto homicida do assassino. Pode incluir algo desde atropelar alguém, entrar numa mansão abandonada, perturbando o avôzinho que matava os netos ou ter uma amante.

b) Certos ideais profundamente enraízados na mente do assassino. Castigar os pecadores é ainda um motivo bastante recorrente pelos argumentistas. Nada como o assassino achar que está a fazer o trabalho de Deus.

c) Simplesmente, o assassino não funciona bem da tola, não havendo qualquer explicação possível para os seus actos.

Por fim, Ponto 4: O argumento do filme:

a) No mínimo, são necessários três momentos que façam o espectador saltar da cadeira. Para criar esses efeito, recorre-se à música assustadora, a um barulho repetitivo (por exemplo, uma cadeira de baloiço que range), a um corte de energia em casa da personagem ou grandes planos do ar assustado da mesma. Tudo isto seguido de uma viragem rápida da câmara, um aumento do volume da música, a imobilização da cadeira e um grito da personagem.

b) A utlização de frases profundas e dramáticas também é comum. Uma personagem que diga qualquer coisa do género: "Nunca vi o mar.", claramente vai morrer.

c) Existe sempre margem de manobra para a realização de uma sequela do filme. Nada como deixar escapar o vilão da história no último minuto ou o seu corpo, simplesmente não ser encontrado no penhasco onde se despistou com o carro ou depois de ter levado 14 tiros, uma machadada na cabeça e ter queimaduras em 3º grau.

d) Mas tudo isto não podia culminar sem o herói solitário, que era uma pessoa absolutamente normal, mas que de repente descobre que é descendente de um qualquer demónio ou é o "Escolhido" e tem de disputar uma luta moral consigo mesmo durante todo o filme. É neste género de filmes que descobrimos que qualquer pessoa que tenha um emprego de secretária pode a qualquer momento estar a fugir de monstros e a dar pancada aos maus da fita, vencendo-os e tornando o mundo um lugar melhor. Resulta ainda melhor se este herói morrer, tornando-se um mártir.

Enfim...

2 comentários:

  1. É mentiiiiiraaaa! Clara e desprezível!! ès do pior... Não foste nada ver um filme ontem! Pelo menos não foi só ontem que descobriste estas coisas, pois espertinha como pareces, de certeza já sabias. E mesmo que não soubesses, já tinhas lido exactamente estas frases noutro sitio qq ;)

    ResponderEliminar
  2. lol tá muito bom! muito bom mesmo!

    ResponderEliminar