sexta-feira, março 11, 2005

Mistérios da vida

Sou só eu que acho isto ou o gajo que faz de Leandro na novela "Senhora do Destino" está sempre com a mesma camisa azul?

Não é que eu seja uma fã de telenovelas, mas o facto de o meu Zapping durante a semana ser 1,2,3,4,3,2,1,2,3, por aí fora não me deixa outra alternativa. Até a New Wave eu vejo. Ao que eu cheguei.

Outra coisa que eu descobri nessa telenovela "Senhora do Destino" foi a imagem de "chunga" que os brasileiros têm dos portugueses. É deprimente. Além de já ser estranho ouvir frases gramática e semanticamente brasileiras mas com sotaque português (de Portugal), ainda temos de nos conformar que o nome Constantino é um nome muito comum deste lado do Atlântico.

Mas essa telenovela nem é muito má. Nada como a New Wave, em que EM DOIS EPISÓDIOS um tipo e uma tipa conhecem-se, apaixonam-se, ela vai de viagem para a Amazónia, ele atropela outra tipa que vai para o hospital e poucos segundos depois já está boa, têm uma noite "divertida", ela engravida e a primeira tipa volta de viagem.

Isto já para não falar de todas as desgraças que acontecem às personagens desde problemas com drogas, pais demasiado conservadores, pobreza, assaltos, doenças incuráveis mas que à última da hora se descobre uma cura, enfim...

Mas, infelizmente, telenovelas não são os piores programas na televisão portuguesa. Existem imensos programas pseudo-humorísticos que já deviam ter sido extintos. Os "Malucos do Riso" vêm no topo da lista. Um programa de sketches que, para nosso infortúnio, já conseguiu colocar frases profundas na cabeça de toda a gente. Exemplos como "Até a barraca abana!", "A vida costa, Costa!" ou mesmo "Isto é que vai uma açorda!" falam por si.

Depois existem os "Batanetes", imitação barata dos "Malucos do Riso", mas com o mesmo baixo nível de humor. Mas é bom ver que a SIC não se deixou ficar atrás. Assim que a TVI decidiu criar um derivado dos "Batanetes", os "Batanitos", surgiu de imediato o "Zero em Comportamento". Não se pode ficar desactualizado, certo?

E quem pode esquecer os programas do Camilo de Oliveira. Aquilo é que devem ser reuniões longas para decidir os nomes desses programas. "Camilo & Filho", "Camilo na Prisão", "Camilo, o Pendura", "Camilo, o-gajo-que-tem-80-anos-mas-tem-um-caracolinho-na-cabeça-que-o-torna-sexy", entre muitos outros.

Mas há outros. Os "Jika da Lata", onde existe um estúdio de televisão no quintal ou a "Maré Alta" ("Pepepepe, parou, parou, parou, parou!!") com o seu detector de metais. Ou de roupas. Ainda não percebi bem. O próprio Herman José já precisava de uma pausazinha no programa. Já está a entrar no limite destes programas.

Até compreendo que este tipo de programas tenha audiência. Senão os "Malucos do Riso" não estariam no ar há tanto tempo. Mas é um abuso. Parem de copiar formatos de programas a culturas que não são a nossa e inclusivé aos próprios canais concorrentes.

E agora vocês perguntam: Mas estará assim a televisão portuguesa tão condenada que não haja qualquer hipótese de redenção?

...

Estou à espera. Vá, perguntem. Então? Pronto, eu respondo na mesma. (Este momento foi...sem comentários. Não liguem. Estou sem ideias.)

Continuando.

Não. Ainda existem programas como o "Levanta-te e Ri", cada vez com mais projecção e as "Manobras de Diversão", que realmente têm qualidade. No entanto, ouvi dizer que estas foram canceladas (foi o que ouvi dizer, mas se alguém souber de mais alguma coisa, por favor, comente em baixo). E ainda tenho esperança no novo programa do Carlos Moura, isto se lhe retirarem os momentos porno.

E há sempre a TV Cabo. Ou o botão vermelho do comando da televisão. O que é importante é não nos deixarmos abater por este tipo de programas. Até porque são eles que devem ser abatidos. Tarataraaaaaraaaaaa!! (música dos "Malucos do Riso")

Huum...Os meus posts andam muito a cirandar pelo tema da televisão. Preciso de arranjar uma vida.

1 comentário:

  1. ACHTUNG!!!
    Eis que temo informar que chegaram os «Mini Malucos do Riso»,o mais recente copy paste dos batanitos.
    k tristeza... a nossa televisão é cada vez mais um bolo com recheio de copy paste azedos de programas estrangeiros ou dos canais da concorrÊncia.
    enfim...há q ter esperança!

    ResponderEliminar