segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Metaforicamente Falando #3

Taras e Manias

Quando
você vem com essa cara
de menina levada
para a brincadeira,

Dá-me
um arrepio na pele.
Sinto água na boca
p'ra ficar com você.

Você não tem um pingo de vergonha
e todo homem sonha
Ter alguém assim,
realizando minhas fantasias,
taras e manias;
você vem p'ra mim.

Uma lady na mesa,
uma louca na cama.
Na maior safadeza,
você diz que me ama.
E na minha cabeça,
desvario e loucura,
quando você começa,
ninguém mais a segura.

E mexe, remexe,
se encosta, se enrosca,
se abre, se mostra pra mim,
me agarra, me morde, me arranha;
não mude que eu quero você sempre assim.


Marco Paulo


Tendo como tema o amor, está patente nesta composição que o sujeito poético deseja ardentemente a amada, amada esta que o tenta e provoca, aumentando cada vez mais esse desejo. É, no entanto, vísivel um distanciamento entre o poeta e a mulher cantada, visto que o primeiro trata a segunda por "você" e chega mesmo a utilizar um anglicanismo ("lady"), enfatizando ainda mais este tratamento quase formal. Em última análise, trata-se de um poema ao bom estilo petrarquista em que o poeta coloca a mulher num nível superior, onde esta o consegue controlar e dominar, deixando transparecer as tendências sado-masoquistas do próprio poeta ("...me agarra, me morde, me arranha...").

4 comentários:

  1. get it off!get it off!

    gstei da tua análise. diria que é profunda. eu diria até que te estás a tornar num verdadeiro Caeiro (não o heterónimo d Pessoa mas o autor daquele livrinho que nos dá tanto jeito)

    ResponderEliminar
  2. mai nada! quem fala do homem renascentista fala do homem moderno...

    obs nº1 -gostava de ver as velhinhas a cantar isto que nem adolescentes histéricas...

    obs nº2 - sado-masoquista é a amada - onde é que já se viu atiçar de paixão o marco paulo com aqueles caracóis???...

    ResponderEliminar
  3. brilhante! o comentario ta digno de um 20!!! a zulmirinha n faria melhor!

    :) ***********

    ResponderEliminar
  4. o sujeito poético é um piroso.


    também gostava de ver as beatas a cantarem isto hehe :)

    boa análise! ;)

    beijo grande*

    ResponderEliminar