terça-feira, agosto 08, 2006

A Odisseia de Josélito no País da Farfalhuda #19

Capítulos anteriores aqui.


Capítulo XIX


Foi perante uma grande audiência, que Zé Tó fez uma das suas maiores actuações de sempre. No fim, até recebeu uma ovação de pé. Zé Tó agradeceu e fez uma vénia. Foi então que os seus olhos, roubados a uma criança como se fossem chupa-chupas, caíram, saltitando e rolando pelo chão até acabarem numa sarjeta. A verdade é que os olhos eram demasiado pequenos para encaixarem devidamente nas suas cavidades oculares. Zé Tó partiu então à procura dos seus antigos olhos às apalpadelas, mas em vão. Desistiu dessa sua busca e decidiu comprar um olho de vidro e uma pala que estavam em promoção numa banca daquelas que se vêem à beira da estrada como quem vai para o Algarve pela estrada velha não pela auto-estrada que por aí já não se vê nada uma pessoa vai é a duzentos à hora nem parece que está de férias porque uma pessoa que está de férias quer é ir devagar para ver a paisagem e os camionistas peludos que exibem os seus fios de ouro, galhardetes do Benfica, posters de mulheres nuas e luzes de Natal enquanto estacionam as suas máquinas no parque de estacionamento do restaurante no Canal Caveira.

Zé Tó, viu-se assim, através de uma digressão literária, transportado até ao Baixo Alentejo, a caminho do Algarve, esse antro de turistas estrangeiros que fazem nudismo e prendem os filhos com trelas. Foi ao chegar à linha ténue que divide o Alentejo do Algarve, que Zé Tó reparou que o homem de capa negra da Sandeman já não estava lá.

“O mundo é efémero.”, pensou. “Para onde terá ido o homem de capa negra? Que caminhos tomou? Terá casado e tido filhos? Pequenos seres de olhos esbugalhados e de capa negra em número suficiente para formar uma tuna?”

Nisto, ouviu-se ecoando ao longe, ainda que nitidamente:

“A mulher gorda a mim não me convém
o me convém
Não me convém…


Próximo capítulo aqui. Não, esperem! É aqui.

1 comentário:

  1. jah lah n tah o homem? ms ixu jah era um simbolo nacional!!!

    ResponderEliminar